/Empresa que não se atualiza morre

Empresa que não se atualiza morre

Nos últimos tempos vimos milhares de empresas fechando suas portas. Empresas essas consagradas e com muitos aos de mercado.
Mas porque isso aconteceu e vem acontecendo frequentemente?
Porque muitas empresas focam tanto no seu potencial e no seu produto/ serviço que acabam esquecendo ou não achando importante inovar. Esquecem da concorrência que já existe e das podem surgir.
Quem não se lembra da Blockbuster? A gigante da locação de filmes simplesmente morreu quase que de uma hora pra outra e de uma forma inacreditável.
Aí muitos pensam: mas porque ela deixou que isso acontecesse, por que ela não inovou?
Bom, ela teve suas oportunidades e deixou passar.
A primeira: lá atrás (em 2000) ela teve a oportunidade de comprar a Netflix (ainda pequena e apenas oferecendo serviço de delivery de dvd), que foi uma das responsáveis pelo fim das locadoras de filmes com o início do streaming.
A segunda: ela não se preocupou em prestar o mesmo serviço, paralelamente ao que ela já fazia, para garantir pelo menos a equidade no mercado.
Ou seja, ela simplesmente ignorou o fato de que algo ou alguém poderia interferir nos seus negócios.
E o que se pode tirar disso?
Prepotência? Bastante.
Ingenuidade? Nem tanto.
Burrice? Sim ou com certeza?
Ela é um caso muito claro de que a tecnologia pode a qualquer momento trazer novos recursos e acabar com modelos tradicionais de produtos ou serviços.
Foi assim com as locadoras, foi assim com a telefonia e está sendo assim com diversos outros ramos de atuação.
Você e sua empresa precisam estar atentos e abertos a novas possibilidades antes que elas desapareçam e te deixem sem alternativas.
E para isso, você deve saber exatamente quem é seu público consumidor, qual é seu comportamento, e o que ele espera da sua empresa e do mercado em geral.
Uma ótima forma de se fazer isso é realizando pesquisas de marcados com esses clientes e estar atento a tudo que acontece com relação ao seu ramo, e as novidades (ainda que bem pequenas e aparentemente inofensivas) que estão surgindo.
Mente aberta e inovação são suas maiores aliadas.
Não deixe que a confiança no seu trabalho te cegue e não ignore as pequenas iniciativas. Grandes histórias surgem de pequenos começos.
Esteja pronto para mudanças se quiser continuar no mercado.

Deixe o seu Comentário

Comentários