/Como ter sucesso ao investir em uma franquia

Como ter sucesso ao investir em uma franquia

Conhecer desde o produto ou serviço que será comercializado, até a identificação do público que vai atingir será essencial para garantir o sucesso com a sua franquia.

Abrir uma micro franquia home office pode ser a melhor opção para quem deseja trabalhar em casa e não ter o custo de um escritório ou ponto comercial, veja os benéficos de se trabalhar em casa. Leia nesse outro artigo, clique aqui.

Existem vários caminhos para o sucesso, e a franquia pode ser o mais curto e seguro deles. De certa forma é sem dúvida o melhor modelo de negócio para quem deseja começar a empreender e ser dono do próprio negócio, mas antes de dar início a esse processo é preciso se atentar à algumas coisas.

A leia que trata de franquias é a 8.955/94 a qual foi aprovada em um período que o Brasil vivia sua alta do sistema de franchising, um verdadeiro “boom das franquias”. A lei possui 14 artigos onde a legislação segue os modelos adotados nos Estados Unidos e traz regras as quais regem o contrato de franquias, como por exemplo a obrigatoriedade do envio da COF para o franqueado 10 dias antes da assinatura do contrato de compra da franquia.

Ter sucesso ao investir em uma franquia pode ser tarefa fácil quando seguido todos os passos na hora da escolha até o fechamento do contrato com a franqueadora

A lei não é muito especifica em relação ao contrato de franquia, existe uma lacuna a qual essa lei também não preenche. Por isso antes de investir em uma franquia, seja ela em qual segmento seja, é muito importante que você busque por referências da rede, conheça a história por trás da marca e os números de unidades em todo o pais.

De qualquer forma todo negócio deve ser iniciado com a COF, a Circular de Oferta de Franquia. Esse será o documento onde franqueado e franqueadora alinham suas expectativas em relação ao negócio. Solicite esse documento à franqueadora para que você possa conhecer detalhadamente o modelo de negócio e saber se ele se encaixa no seu perfil.

O que diz a lei de franquias?

A lei 8.555 de 15 de dezembro de 1994 diz o seguinte: Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

 

Deixe o seu Comentário

Comentários